Na figura 145., uma bobina está enrolada sobre um dos lados de um núcleo de ferro. No lado oposto acha-se enrolada outra bobina Quando o secundário S está ligado a um galvanômetro e a corrente de uma indução passa através da bobina primária Pr, a agulha do instrumento sofre desvio momentâneo toda vez que se interrompe ou se estabelece a corrente no primário, exatamente como acontecia nas experiências Já expostas no cap. XIII. A corrente, ao circular pelo primário, magnetiza o núcleo de ferro cujas linhas de indução, passando através da bobina secundaria, produzem efeitos de indução.

Dispondo-se as coisas de modo que a corrente da bateria passe pelo secundário S, a indução verificar-se-á no primário Pr: neste caso o primário passará a chamar-se secundário, e vice-versa. Esta simples forma de núcleo com circuito magnético fechado representa o princípio de construção dos transformadores industriais.

Em todos os transformadores, a relação entre a força eletromotriz induzida existente no circuito secundário e a empregada no primário é aproximadamente proporcional à relação entre o número de espiras de cada circuito. Se o primário contiver, por exemplo. 100 espiras e o secundário 2000, a força eletromotriz induzida será cerca de 20 vezes a empregada no primário (100 X 20 – 2000). Se o secundário fosse formado por 50 espiras apenas, a sua força eletromotriz seria a metade da do primário. Com adequada proporção das espiras, pode-se obter (até certos limites) qualquer força eletromotriz nos terminais da bobina secundária.

A função desses aparelhos é transformar a energia aplicada ao seu primário, de dada voltagem, em outra voltagem mais alta ou mais baixa. Uma corrente de alta tensão pode ser assim transformada em outra de tensão muito mais baixa, ganhando esta última em Intensidade de corrente o que perde em tensão. Os watts (multiplicação dos amperes pelos volts) desenvolvidos no secundário são, porém, sempre menos do que os desenvolvidos no primário em virtude de várias perdas verificadas na transformação.

Please follow and like us: