É a resistência que um fio de um metro de comprimento e 1 milímetro quadrado de secção apresenta à passagem da corrente eléctrica, quando a temperatura ambiente é de 18 graus celsius. A resistência específica do ferro, conforme a qualidade, varia entre 0,09 e 0,15 ohm. A da prata é apenas de 0,016: é o melhor condutor conhecido. A do cobre, muito próxima da da prata, varia entre 0,0162 (cobre quase puro) e 0,017 (cobre comercial).

Do que acima dissemos se deduz que a prata devia ser preferida como condutor: entretanto, o emprego dela, em virtude do seu elevado custo, está restringido a alguns aparelhos de precisão e medida. O condutor mais empregado é o cobre, cuja resistência eléctrica varia com as impurezas que contém: apresenta menor resistência quanto mais puro for. Aliás, isto se observa em quase todos os metais. Nas linhas telegráficas emprega-se geralmente o ferro, de menor custo, embora seja ele cerca de 6 vezes menos condutor do que o cobre.

Damos a seguir, a resistividade aproximada de alguns outros corpos: alumínio, 0,029 — chumbo, 0,21 — aço, 0,18 — mercúrio. 0,95 — niquelina, 0,40 — constatana, 0,50 — nicromo, 1,05 — carvão de retorta, 0,50.

Please follow and like us: