A figura representa o esquema de um registrador Morse, o qual compreende o seguinte:
a) Um mecanismo encerrado da caixa metálica V-X-Y-Z. O motor é constituído por mola de aço em espiral:
(O mecanismo interno não foi desenhado para não prejudicar a clareza do esquema).
b) Dois cilindros de latão A e B, apresentam superfície rugosa a fim de lhes aumentar o atrito, pois a missão de tais cilindros é arrastar ou puxar (na direção indicada pelas setas FF) a fita U U de papel que passa entre ambos. Para o citado fim, B recebe movimento circular que lhe imprime o mecanismo interno. Tal movimento é transmitido por atrito ao cilindro A que, portanto, gira no sentido inverso de B.
c) Uma roldana N (foi desenhada apenas a sua parte inferior) na qual está alojada a fita de papel enrolada à maneira das serpentinas nos folguedos carnavalescos. A fita vai-se desenrolando de modo uniforme, à medida que é puxada pelos dois cilindros A e B já descritos.
d) Um eletroímã R e respectiva armadura a. Esta é atraída quando a corrente elétrica enviada pela estação distante percorre as espiras do eletroímã. Ao cessar a corrente, a armadura, solicitada pela mola antagonista m, volta à posição primitiva. A força elástica da citada mola pode e deve ser regulada de modo a ser um tanto inferior ao poder atrativo do eletroímã, o qual tem geralmente a forma de U, e comumente apresenta a resistência elétrica de 500 ohms (250 para cada bobina de fio cujo diâmetro não vai além de alguns décimos de milímetro).

Please follow and like us: