O receptor do aparelho de agulha é constituído por um galvanômetro de construção especial. Não se utiliza o registro sobre fita: os seus sinais são decifrados de ouvido, como se verá adiante.
Dois ímãs permanentes estão dispostos de modo que os pólos do mesmo nome se defrontem. Um eixo de ferro macio X-X, cujas extremidades pontudas são de aço, é suportado por duas peças de latão parafusadas (uma de cada lado) na própria armação do galvanômetro.
Cada uma das referidas peças (não desenhadas na figura) possui orifício onde vem encaixar a ponta do eixo, o qual é composto de duas partes distintas, separadas entre si por metal não magnético (latão) soldado entre essas duas partes.
A parte preta da figura, representa o metal não magnético (latão) que divide o eixo em duas metades. Cada metade, pela parte próxima ao latão, se dilata ou se expande em forma de asa de borboleta, e é feita de ferro macio. A asa que se expande para cima e a metade esquerda do eixo formam uma peça única. De modo semelhante, a asa que se expande para baixo forma também um todo com a outra metade do mesmo eixo.

Please follow and like us: