Depois de associadas em paralelo 3 ou 4 pilhas secas, feche o circuito mediante um pequeno fio de cobre nu, curto mas bastante grosso. Se em seguida espalharmos limalha de ferro sobre o referido condutor, observaremos que a limalha é atraída por toda a superfície do grosso fio, semelhantemente o que ocorre com um ímã. Qualquer parte do condutor atrairá a limalha, de modo uniforme, durante todo o tempo em que por ele passar a corrente. Cessada esta, a limalha se desprende imediatamente. O eletromagnetismo (que se distingue do magnetismo permanente do aço) é o magnetismo criado em torno dos condutores quando por eles circula a corrente elétrica. Qualquer fio pelo qual passe a corrente possui campo magnético facilmente demonstrável: se do fio condutor aproximarmos uma bússola, a respectiva agulha sofrerá desvios.

Tomando uma folha de cartão e colocando-a horizontalmente, faz-se passar, pelo seu centro e erticalmente, um grosso fio de cobre: por tal fio circula uma corrente elétrica intensa mantida pelas duas pilhas. Espalhando-se limalha de ferro sobre toda a extensão da superfície da folha, esta procura formar círculos concêntricos em torno do condutor.Utilizando-se papel aquecido e parafinado, as linhas do campo magnético formadas pela limalha ficarão permanentemente fixadas na parafina.

As partículas da limalha, como materiais magnéticos que são, procuram dispor-se na direção das linhas de indução circulares formadas em tomo do fio. A agulha de uma bússola colocada nas proximidades do condutor tomará a direção e o sentido tangente ao campo circular em qualquer dos seus pontos. Ao inverter-se o sentido da corrente, inverte-se também a direção das linhas de indução e a agulha magnética tomará ainda a direção e o sentido tangente, embora com direção oposta à primitiva. O campo magnético ao redor de fio retilíneo pelo qual passa a corrente consiste em planos paralelos de linhas de indução concêntricas cuja densidade decresce à medida que aumenta a distância entre elas e o condutor. Tais linhas não se confundem, não se cruzam, nem se cortam: elas completam o contorno circular em torno do fio independentemente uma das outras.

Please follow and like us: