A corrente alternada passa por uma série de valores positivos durante o intervalo de tempo indicado pelo intervalo de tempo e por uma série Idêntica de valores negativos durante o intervalo Indicado pelo intervalo de tempo. Esta ação de passar por uma série completa de valores positivos e negativos se repete sucessivamente em intervalos de tempo iguais. A série completa de valores pela qual passa a corrente repetidas vezes chama-se cicia Por conseguinte, um ciclo consiste na série de valores que toma a corrente no Intervalo de tempo.
Para formarmos ideia clara do que seja um ciclo, suponhamos, por exemplo, que em dado momento a corrente em um condutor seja nula, em outras palavras, que nele não circule nenhuma corrente. Imagine agora que uma corrente, de valor muito pequeno a princípio, comece a circular em uma direção que se pode chamar positiva, e que a sua intensidade aumenta até chegar a certo valor limite a que chamaremos de máximo positivo. Imaginemos ainda que daí em diante tal corrente comece a diminuir até voltar ao zero.
Suponhamos que logo a seguir outra corrente de direção contrária à primeira, ou seja de direção negativa, comece a circular, aumentando desde zero até chegar a um máximo negativo para voltar a diminuir até reduzir-se a zero novamente , Ao conjunto destas mudanças dá-se o nome de ciclo, ou 360 graus elétricos. Cada vez que o valor de uma corrente cai a zero, a nova corrente aparece com direção invertida.

Please follow and like us: