O ampère é a unidade empregada para medir a intensidade da corrente eléctrica, ou seja, para medir a quantidade de electricidade que passa por um dado ponto do circuito durante a unidade de tempo. Quando por tal ponto passa um columb por segundo, a intensidade da corrente é de um ampère. Se passarem dois columbs em cada segundo, a intensidade será de dois ampères, e assim por diante.

Um columb deposita 1,118 miligramas de prata no banho electrolítico. Se, pois, uma determinada corrente deposita a referida quantidade no intervalo de tempo de um segundo, a intensidade de tal corrente é de um ampère. O ampere envolve, portanto, duas unidades: a de carga eléctrica (o columb) e a de tempo (o segundo).

A fim de fixarmos ideias diremos que, mesmo fora do campo da electricidade, há também unidades formadas por duas ou mais unidades diferentes. Eis um exemplo: uma embarcação marcha com a velocidade de um nó quando percorre 1 milha marítima (1853 metros) por hora. Portanto, o NÓ envolve também duas unidades: a de comprimento (a milha marítima) e a de tempo (a hora).

Please follow and like us: